EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


Como forma de possibilitar a troca de conhecimentos, a transdisciplinaridade, a vivências e o cumprimento da missão e dos valores institucionais, a IES proporcionar actividades de Extensão Universitária junta à sociedade do entorno. Estas actividades corroboram com o desenvolvimento das competências e habilidades inerentes à formação do perfil do saída (Egresso). As actividades de extensão compõem o processo de avaliação Transversal. As metas das políticas de extensão, são:

• Estruturar e organizar atividades de extensão universitária que permitam o aprimoramento humano e profissional dos estudantes em todos os cursos pertencentes a universidade.

• Potencializar o desempenho académico do Discente da graduação.

• Firmar parcerias estratégicas, de modo a garantir a exequibilidade dos programas de extensão universitária.

• Promover e estimular atividades que garantam a vivência dos conceitos multi, inter e/ou transdisciplinares e interpessoais entre estudantes e a comunidade interna e externa.

Os programas extensão apregoa a indissociabilidade entre ensino e extensão. Concebida como um processo educativo, científico e cultural, favorece a relação transformadora entre a IES e a sociedade. Ou seja, compreende-se a extensão de maneira transversal, articulando o processo de aprendizagem com as demandas locais e regionais, edificando o saber analíticos e interpretativo, a partir da prática profissional de forma interdisciplinar, além de contribuir para o processo de inclusão social, a valorização da diversidade, a efetivação dos direitos humanos e a promoção da cidadania.

A Extensão Universitária tem como objectivo:

• Externalizar a responsabilidade social da Instituição da UPRA, com foco no desenvolvimento regional, à formação cidadã e ao aprofundamento de valores democráticos.

• Propiciar a integração entre o ensino e a extensão.

• Promover atividades que desenvolva a geração de novos conhecimentos sistematizados, artístico, cultural e tecnológico.

• Propiciar a troca entre os saberes acadêmico e o empírico popular.

• Contribuir para a formação de um egresso capaz de antecipar e criar respostas aos problemas apresentados pela sociedade.

• Oportunizar aos acadêmicos a participação em projetos, objetivando a vivência social, política e profissional, corroborando para sua transformação social e humanitária, logo, alicerçando os significados mais globais da formação do egresso.

• Incentivar a solidariedade e a cooperação entre toda comunidade acadêmica.

• Apresentar os resultados do programa de extensão, sob o olhar académico e político social.

As linhas do programa de extensão universitária englobam: Comunicação com a sociedade; Cultura e arte; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Mercado de Trabalho.

No contexto dos programas de Cooperação, a UPRA busca pela articulação e integração Institucional no âmbito Nacional e Internacional, mobilidade estudantil e desenvolvimento das actividades de interacção da IES com a sociedade. O programa de Cooperação Institucional está sob a gestão da Vice-Reitoria para assuntos Científicos e de Extensão.